Entenda a telefonia IP
1 - O usuário se conecta a um provedor de banda larga . Para fazer a ligação, ele pode usar um programa no computador (devidamente equipado com microfone e alto-falantes), um telefone IP ou um aparelho comum (nesse último caso, ele vai precisar de um equipamento chamado ATA, para fazer a conversão do sinal analógico para o digital)
2 - Um programa faz a simulação da chamada, inclusive emitindo o sinal de linha
3 - O usuário digita o número desejado. O programa recebe os números e procura a identificação. Eles podem ser de um telefone real, ligado a alguma operadora de telefonia (com a qual o programa de VoIP pode se comunicar), ou o código usado por outro usuário de telefonia IP.
4 - Feita a identificação, o telefone do outro usuário (virtual ou real) toca e ele atende
5 - A conexão é estabelecida e a voz passa pela Internet, caso o destino seja outro telefone IP, ou pela Internet e a operadora de telefonia, caso seja um número real. Eventuais problemas de excessivo tráfego na rede (se a conexão for compartilhada e outros usuários estiverem baixando programas, por exemplo) podem interferir na velocidade da transmissão, causando atraso (delay) ou perda de informação
6 - Ao final da ligação, o programa é informado e se encarrega de encerrar a conexão entre os dois pontos.
Fonte: O Povo
VoIPCenter
Nenhum comentário:
Postar um comentário