sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Hoje, último dia da IT Expo Miami Beach

O Evento que começou no último dia 23 e tem data de encerramento para hoje dia 25, reuniu empresas, SMBs, e órgãos governamentais, que trocaram experiência sobre soluções e implementação de sistemas baseados em voz, vídeo, fax e comunicações unificadas.

ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge
ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge
ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge
ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge ITEXPO East 2008 - Click to Enlarge

Para mais informações sobre o evento acesse: http://www.tmcnet.com/voip/conference/east-08/

IP Tellfree chega a Camboriú

A telefonia IP da Tellfree está em funcionamento no Balneário Camboriú, após parceria entre empresários locais e a empresa.

“Estimamos um crescimento de, no mínimo, 100% nos primeiros seis meses de 2008”, afirma Leonardo Lain, representante da Tellfree em Balneário Camboriú.

Ligações a partir de telefones fixos para a cidade custam R$ 0,13 (treze centavos) o minuto e, entre telefones Tellfree, a ligação é gratuita.

A empresa possui a maior área de cobertura entre as operadoras de telefonia IP do Brasil, com 43 pontos de presença instalados, cobrindo um total de 197 cidades.

Sony adia lançamento de Skype para PSP no Japão

TÓQUIO (Reuters) - A Sony anunciou nesta quarta-feira que adiou o lançamento do serviço de telefonia via web Skype para os usuários do PlayStation Portable (PSP) no Japão, devido a problemas técnicos.

O lançamento estava planejado para o final de janeiro.

A divisão de videogames da Sony anunciou no começo do mês que começaria a oferecer o software Skype para download no mais recente modelo PSP, permitindo que os usuários do PSP realizem telefonemas gratuitos via Web para outros usuários de PSP e para computadores equipados com o Skype.

Mas a companhia anunciou nesta quarta que o microfone que planejava começar a vender no Japão para o novo serviço não atendia as especificações da Skype, o que causou o adiamento.

(Por Kiyoshi Takenaka)

MEC reconhece software catarinense de EAD

A TalkAndWrite, ferramenta para ensino à distância desenvolvida pela empresa homônima de Florianópolis, acaba de receber reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A solução, que é a segunda mais baixada por usuários do Skype, já ultrapassou a marca de 1 milhão de downloads desde seu lançamento, há pouco mais de um ano.

No Skype, o software mantém média de 5 mil a 6 mil novos usuários por dia. Traduzido em 27 idiomas, é utilizado por instituições de ensino à distância da Europa e Ásia- Pacífico. No Brasil, a solução está começando a crescer. “A expectativa da Associação e-Learning Brasil é de que os investimentos em EaD cresçam 40% até 2010, somando cerca de R$ 3 bilhões. Nossa expectativa de mercado nacional não poderia ser melhor”, destaca Marcelo Rezende, sócio-fundador da TalkAndWrite.

Entre os clientes brasileiros da solução está a Universidade do Estado de São Paulo, que a usa para o programa Teletandem Brasil, que fornece aulas à distância de línguas estrangeiras. Porém, o principal mercado da ferramenta ainda é o exterior.

Hackers usam novas técnicas para roubar dados do seu Telefone Celular

Isso mesmo que você ouviu, estão querendo hackear seu telefone celular. O FBI lançou o alerta, depois do phishing, chegou a vez do Vishing. O vishing é uma prática semelhante ao phishing,que em resumo, consiste no envio de um SMS ou e-mail para o telefone celular com pedido de informações sobre contas bancárias ou números de cartão de crédito.

Como a maioria dos usuários da Internet já foram alertados ou já sofreram com ataques de phishing, os criminosos estão concentrando todos os seus esforços para a criação de novas técnicas de phishing sendo como alvo principal a telefonia móvel.

O melhor conselho para quem receber uma mensagem deste tipo é entrar em contato com sua instituição financeira pessoalmente. Não use qualquer link ou telefone que esteja anexo à mensagem eletrônica.

Encontro latino-americano em SP reforça debate sobre VoIP

Entre os dias quatro e seis de março, profissionais de telecom da América
Latina devem se reunir em São Paulo para participar do 5°. Encontro Anual
sobre VOIP. Organizada pela IBC, a conferência ”Voice over IP Latin
America 2008
” reunirá as empresas com atuação mais significativa no
mercado latino-americano para trocar experiências, analisar e conhecer os
últimos avanços na oferta e comercialização de serviços IP.

”Em 2009 a voz sobre IP deverá representar 11,2% do tráfego de telefonia
fixa no Brasil, num crescimento muito superior aos 2,01% registrados em
2007”, analisa a gerente de projetos da IBC, Karin Mohr, responsável pelo
evento. Para discutir os negócios e tendências do mercado brasileiro,
foram convidados executivos da Transit Telecom, NetServiços, Philips,
Fitec, CPqD, Hip Telecom, IG, IPFone, Br Telecom e Anatel.

Estão previstos debates sobre o VoIP e o Wireless VoIP, sobre a evolução
do VoIP com mobilidade, inserção do VoIP no 3Play, canais de
comercialização da voz sobre IP, redes VoIP corporativas e sobre a
regulamentação no país, que incluirá discussões sobre convergência,
questões tributárias e de VoIP peering, entre outras.

As análises do mercado latino-americano ficarão a cargo do consultor
sênior da Frost & Sullivan, Francisco M. Neto, do consultor da WiMax20/20
(EUA), Randall Schwartz, do gerente de produtos e bundling da VTR (Chile),
Roberto Soto, e do gerente comercial da RedVoiss (Chile), Elias de la
Cruz. Também se destacam na programação os dois workshops do dia 4: um
sobre os investimentos para montar a operação de VoIP, conduzido pelo
consultor Cesar Augusto Costa, e o outro sobre os desafios técnicos para a
oferta de serviços de voz sobre IP, liderado por pesquisadores da Fitec.

A 5ª. Edição da Conferência ”Voice over IP Latin America” é uma
iniciativa da IBC e Informa Telecoms & Media, com o apoio da Abeprest. A
programação completa está disponível no site www.ibcbrasil.com.br/voip ou
na Central de Atendimento, pelo telefone (11)3017-6808.

AGENDA:
5ª. Conferência Anual ”Voice over IP Latin America
Organização: IBC e Informa Telecoms & Media
Dias 4 a 6 de março de 2008
Local: Blue Tree Towers Morumbi - Av. Roque Petroni Jr, 1000 - São Paulo / SP
Horário: das 9h às 18h
Informações: (11)3017-6808 ou ibc@ibcbrasil.com.br
Site: www.ibcbrasil.com.br/voip

SOBRE OS ORGANIZADORES
IBC e Informa Telecoms & Media são empresas do Informa Group plc.
(FTSE-250: INF), líder mundial em informação empresarial.

A IBC - International Business Communications - está no Brasil há 11 anos,
atuando como catalisadora de conhecimentos para o mercado empresarial, por
meio de conferências, seminários e workshops para executivos em todos os
setores da economia. Fundada em Londres em 1964, hoje a IBC conta com
dezenas de escritórios ao redor do mundo. www.ibcbrasil.com.br

Fonte: Informa Group Latin America

Skype trabalha para corrigir falha de segurança

Na sexta-feira (18/01) a Skype notificou que está trabalhando em uma correção para uma falha de segurança encontrada em seu software homônimo.

No boletim divulgado, a empresa afirma que um “usuário de Skype para Windows que navegue por um vídeo no site Dailymotion com determinado título malicioso via galeria de vídeo do programa pode experienciar execução automática de código sem consentimento”.

A empresa acrescentou que, para que a vulnerabilidade seja explorada, o usuário deve acessar o vídeo através do navegador de galerias na seção do Dailymotion, sendo assim a transmissão de vídeos pela janela de chat é segura.

Segundo o site InformationWeek, a Skype desabilitou temporariamente a capacidade de acrescentar vídeos da galeria Dailymotion até que o problema seja oficialmente corrigido.

O consultor de segurança Petko Petkov explicou em um artigo que, ainda que um tanto complexo, o ataque é muito possível e razoavelmente prático. O hacker acredita que a falha poderia ser explorada através de engenharia social ou ainda de spam ao serviço com centenas de vídeos comprometidos atrelados a palavras-chave populares.

Petkov explicou que ainda existe outro vetor de ataque que a Skype não corrigiu: as transmissões de dados de anúncios são feitas sem criptografia, possibilitando que, através de softwares específicos, hackers substituam os anúncios desprotegidos por códigos maliciosos, ataque bastante fácil segundo o especialista.

3Com lança aplicativos de código aberto para fazer frente à Cisco

Novo aplicativo Asterisk permite a criação de sistemas IP-PBX para filiais que atuem remotamente. Pesquisa da Dell’Oro mostra a Cisco com 87% desse segmento.

A 3Com deve apresentar nesta semana dois aplicativos que rodam sobre sua série MSR de roteadores multiserviços – um para o Asterisk VoIP e outro para aceleração e otimização de WAN - com os quais pretende intensificar a disputa com a Cisco.

Os aplicativos foram desenvolvidos sob a marca Open Services Networking (OSN) da 3Com, lançada há um ano visando a oferta de plataformas para a integração de aplicativos de código aberto, desenvolvidos tanto pela 3Com quanto por terceiros, à infra-estrutura de redes.

Segundo a 3Com, essa estratégia de código aberto permite às organizações simplificarem suas operações, reduzir custos e gastos operacionais e preservar seus investimentos, ao mesmo tempo em que fazem ajustes e acrescentam funcionalidades e recursos a suas redes.

A combinação dos roteadores com os aplicativos OSN visam fazer frente à Integrated Services Routers (ISR) da Cisco, uma plataforma bastante popular e bem-sucedida entre as companhias que integram serviços de voz, dados e segurança. As ISRs são um dos principais motivos pelos quais a Cisco mantém sua liderança entre o mercado de escritórios remotos – segundo o Dell’Oro Group a companhia respondeu por 87% desse mercado no terceiro trimestre de 2007.