sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Pequenas e médias empresas investem em VoIP

Em busca de redução de custos na comunicação as empresas brasileiras têm buscado a tecnologia de Voz por IP (VoIP) como alternativa à telefonia convencional. A novidade é que agora as pequenas e médias empresas também investem em VoIP, a exemplo das grandes corporações.

De acordo com o diretor de vendas SMB (da sigla em inglês Small and Médium Business) da Cisco Systems Marcelo Menta em entrevista à imprensa, “cerca de 70% de nossas vendas para este segmento de mercado são de centrais de telefonia PABX-IP e sistema sem fio”.

Segundo o diretor da operadora VoIP VipVox Bruno Zammataro, 95% dos clientes VoIP são pequenas e médias empresas, com elevado gasto de DDD ou DDI. Zammataro explica que apesar de pequenas, as empresas procuram por tecnologia de ponta. “Estas empresas têm menos burocracia que uma grande corporação e decidem-se mais rapidamente pela implementação do VoIP para redução de gasto com telefonia”, explica o diretor da VipVox.

O assistente administrativo Carlos Manoel da Silva explica que na Teletel, pequena empresa no ramo de Call Center, o gasto com DDD e DDI era de R$25 mil mensais e desde a implementação do VoIP, em maio de 2006, o gasto com telefone não ultrapassa os R$7 mil mensais.

O diretor da Teleco Huber Bernal Filho acredita que “o VoIP chegou para ficar, possivelmente em cinco anos teremos mais uso de VoIP do que de telefonia fixa”. Para o consultor sênior de telecom da IDC Brasil Brendan Conroy o uso do VoIP deve crescer cerca de 13% ainda este ano e atingir 75% das grandes corporações.


Fonte: Escritório de Comunicação


Pequenas e médias empresas investem em VoIP

Nenhum comentário: