quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Skype vasculha PC de usuários do Windows

O programa de voz sobre IP ( VoIP ) Skype, o mais popular de sua categoria, vasculha o computador de usuários do sistema operacional Vista, segundo o site de tecnologia “Register”. Com essa “invasão”, a empresa consegue visualizar o número de série da placa mãe e também a BIOS (sigla para basic input/output system) do computador, um sistema que contém todos os códigos necessários para acessar teclado, drives e outras funções.

Um post no blog do Skype minimizou a situação. “É normal olhar indicadores que indicam somente a plataforma e não há qualquer segredo em verificar parâmetros de hardware da BIOS”, escreveu Kurt Sauer, autor do texto. Para ter acesso a esses dados, o Skype utiliza um programa chamado EasyBits, para gerenciamento de plug-ins.

O EasyBits oferece um sistema de Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM, na sigla em inglês) que previne a distribuição ou uso não-autorizado de plug-ins. Segundo o “Register”, esse é o motivo pelo qual a versão 3.0 do Skype vasculha o computador de seus usuários: assim, o EasyBits pode verificar o PC em que o software está instalado. A prática adotada em meados de dezembro foi abolida na última quinta-feira (8), com a liberação da versão 3.0.0.216.

O site do Skype -- programa comprado pela empresa de comércio eletrônico eBay -- afirma que o programa não instala qualquer software espião no computador dos usuários. Ainda assim, o fato de o Skype adquirir informações sobre a máquina na qual é instalado causa preocupações, já que não há como saber para que elas serão usadas.

“A decisão do Skype de remover o EasyBits é um bom começo. Agora é hora de a empresa se desculpar e explicar o que foi feito com a informação coletada”, afirma o “Register”.


Fonte: G1

Skype vasculha PC de usuários do Windows

Nenhum comentário: