VoIP cresce 4.000 % no último ano
O Ministério das Comunicações registrou no período de um ano, por meio do programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), o aumento de mais de 4.000% na transmissão de voz pela internet. De dezembro de 2005 a dezembro de 2006, a utilização do serviço nos pontos de presença do Gesac passou de 2.111 para 89.066 minutos. A média de cada ligação também aumentou, passando de 4,8 para 7,7 minutos.
O aumento registrado na utilização do recurso de transmissão de voz sobre o protocolo de internet, VoIP, é resultado do trabalho de capacitação no uso da tecnologia, feito pelos implementadores sociais do Gesac, e da distribuição de dispositivos de voz que vem sendo feita pelo ministério.
O ministro Hélio Costa quer ampliar o número de usuários que dispõem, gratuitamente, dos computadores do programa Gesac para fazerem as ligações. Até julho de 2007, serão entregues mais 462 dispositivos de voz, entre telefones IP e adaptadores de telefones analógicos, conhecidos como ATA.
Atualmente, o Gesac atende, com conexão banda larga (alta velocidade), cerca de 3,3 mil pontos, localizados em 2,1 mil municípios. Até o final deste ano, o programa oferecerá pelo menos um ponto de presença em cada um dos 5.565 municípios, podendo atingir um total de 8 mil pontos de conexão.
Fonte: Jornal do Commercio
VoIPCenter
Nenhum comentário:
Postar um comentário