quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

VoIP cresce 4.000 % no último ano

O Ministério das Comunicações registrou no período de um ano, por meio do programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), o aumento de mais de 4.000% na transmissão de voz pela internet. De dezembro de 2005 a dezembro de 2006, a utilização do serviço nos pontos de presença do Gesac passou de 2.111 para 89.066 minutos. A média de cada ligação também aumentou, passando de 4,8 para 7,7 minutos.

O aumento registrado na utilização do recurso de transmissão de voz sobre o protocolo de internet, VoIP, é resultado do trabalho de capacitação no uso da tecnologia, feito pelos implementadores sociais do Gesac, e da distribuição de dispositivos de voz que vem sendo feita pelo ministério.

O ministro Hélio Costa quer ampliar o número de usuários que dispõem, gratuitamente, dos computadores do programa Gesac para fazerem as ligações. Até julho de 2007, serão entregues mais 462 dispositivos de voz, entre telefones IP e adaptadores de telefones analógicos, conhecidos como ATA.

Atualmente, o Gesac atende, com conexão banda larga (alta velocidade), cerca de 3,3 mil pontos, localizados em 2,1 mil municípios. Até o final deste ano, o programa oferecerá pelo menos um ponto de presença em cada um dos 5.565 municípios, podendo atingir um total de 8 mil pontos de conexão.


Fonte: Jornal do Commercio


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2S reporta faturamento 17,5% superior em 2006

Integradora atribui o desempenho aos negócios com operadoras e provedores de serviços, além do segmento de VoIP


A integradora 2S reporta faturamento de R$ 23,5 milhões em 2006, o que significa um incremento de 17,5% em relação aos R$ 20 milhões obtidos no ano anterior.
O resultado foi impulsionado, entre outros fatores, pela atuação da companhia em operadoras de telecom e em voz sobre IP (VoIP), além dos negócios com provedores de serviços, que somaram uma receita bruta de R$ 9,5 milhões – um crescimento de 136% em relação a 2005.

A integradora destaca ainda a implementação de uma gestão participativa, que permitiu a atuação dos colaboradores da companhia nas decisões estratégicas.


Fonte: Reseller Web


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Unimed Seguros incorpora tecnologia VoIP

Para otimizar a rotina administrativa de seus colaboradores, reduzir custos com ligações telefônicas e facilitar a aplicação da política de segurança da informação, a Unimed Seguros implantou em seus escritórios um recurso tecnológico inovador: Voice Over IP (voz sobre Internet Protocol). A plataforma VoIP torna possível estabelecer conversações telefônicas em uma Rede IP, transformando os sinais de voz em pacotes digitais para transmissão na Internet.

"O principal benefício desse sistema é a economia. Estimamos uma redução nos custos com ligações locais e interurbanas na ordem de R$ 100 mil ao ano, a partir de 2007", relata Rafael Moliterno Neto, diretor de Planejamento da Unimed Seguros.

Além da diminuição dos gastos, a tecnologia VoIP garante segurança na aplicação automática de atualizações nos equipamentos entre seus escritórios e velocidade no acesso aos sistemas corporativos, e-mail, compartilhamento de informações e documentos. Segundo Moliterno, os 440 colaboradores da empresa farão uso do sistema VoIP, sendo a área de Negócios a de maior utilização, com cerca de 25% dos usuários.

"Toda nova tecnologia pressupõe a quebra de alguns paradigmas, pois modifica a forma como as pessoas acessam e tratam informações e recursos. No caso, nossos ramais internos sofreram atualizações e passamos a gerir a segurança da informação em nossos escritórios de forma mais consistente. Porém, todos os usuários receberam com entusiasmo a novidade", afirma.

A plataforma VoIP utilizada pela Unimed Seguros é provida pela Embratel. A escolha do parceiro obedeceu critérios de um RFP (Request for Proposal) entre fornecedores visando atender coletivamente as empresas do Complexo Unimed que já utilizavam os serviços da Embratel. Nesse contrato, a Unimed Seguros encontrou as vantagens de escala e economia que buscava para a implantação desta tecnologia.


Fonte: Segs


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