sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Skype reajusta tarifas e começa a cobrar conexão pelo SkypeOut

Sao Paulo - Brasileiros pagarão nove centavos de real por chamada feita pelo SkypeOut. Preço do minuto do SkyOut cai em alguns países.

Além de anunciar reajustes de tarifas para chamadas telefônicas via internet (VoIP), o Skype passou a cobrar uma "tarifa de conexão" para o uso do serviço SkypeOut.

As mudanças entraram em vigor na quinta-feira (18/01), quando a empresa anunciou sua nova política de preços, com foco inicial na Europa e nos Estados Unidos.

A tarifa para o SkypeOut, também aplicada aos brasileiros que fazem chamadas de VoIP a celulares ou de longa distância, informa a empresa em seu site, se aplica apenas às ligações que necessitam de Créditos Skype e está baseada na moeda do país de origem da chamada.


Se a moeda não constar na lista do SkypeOut a tarifa será cobrada em euros. O Skype informa ainda que os planos 'Skype Unlimited' (Estados Unidos e Canadá) e 'Talk for Britain' estão isentos da nova tarifa.

Para acessar a lista de tarifas de conexão do SkypeOut clique aqui.

O anúncio de novas tarifas do Skype inclui a oferta de um serviço de assinatura mensal, o SkypePro, que elimina a cobrança por minutos para chamadas feitas pelo SkypeOut.

Alguns países ganharam reduções de até 65% em tarifas para usar o SkypeOut. A partir de quinta-feita, usuários da República Tcheca, ilha de Guam, Hungria, Israel, Luxemburgo, Malásia, Porto Rico, Alasca e Havaí passam a pagar 0,017 Euros por minuto para usar o serviço.


Fonte: IDG now


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Tudo para não pagar telefone

Quando viajou para os Estados Unidos, a estudante Lívia Menezes usava o VoIP tanto para se comunicar com o namorado, que estava na Áustria, quanto com os parentes no Brasil. Segundo ela, a conexão usando o programa gratuito chegava a ser melhor que as ligações para telefones fixos ou números IP. Hoje, ela usa o Skype para falar com uma amiga que está na Holanda.

Para Lívia, além da facilidade de uso e da qualidade na transmissão, a opção de falar com as pessoas através do computador tem outra vantagem, bem mais significativa: a economia em relação ao interurbano tradicional. Tanto que ela garante só ligar pelo aparelho de casa em situações extremas: "uso o que eu posso para não pagar telefone".


Fonte: O Povo


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Entenda a telefonia IP

1 - O usuário se conecta a um provedor de banda larga . Para fazer a ligação, ele pode usar um programa no computador (devidamente equipado com microfone e alto-falantes), um telefone IP ou um aparelho comum (nesse último caso, ele vai precisar de um equipamento chamado ATA, para fazer a conversão do sinal analógico para o digital)

2 - Um programa faz a simulação da chamada, inclusive emitindo o sinal de linha

3 - O usuário digita o número desejado. O programa recebe os números e procura a identificação. Eles podem ser de um telefone real, ligado a alguma operadora de telefonia (com a qual o programa de VoIP pode se comunicar), ou o código usado por outro usuário de telefonia IP.

4 - Feita a identificação, o telefone do outro usuário (virtual ou real) toca e ele atende

5 - A conexão é estabelecida e a voz passa pela Internet, caso o destino seja outro telefone IP, ou pela Internet e a operadora de telefonia, caso seja um número real. Eventuais problemas de excessivo tráfego na rede (se a conexão for compartilhada e outros usuários estiverem baixando programas, por exemplo) podem interferir na velocidade da transmissão, causando atraso (delay) ou perda de informação

6 - Ao final da ligação, o programa é informado e se encarrega de encerrar a conexão entre os dois pontos.


Fonte: O Povo


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Tribunal de Justiça vai adotar sistema VoIP para telefonia

O Tribunal de Justiça vai adotar o sistema VoIP para a telefonia, considerada uma das mais avançadas tecnologias de comunicação do mundo. O sistema, que reduz a zero os custos de telefonemas locais e interurbanas dentro do Poder Judiciário, é uma tecnologia usada para converter dados da internet para a telefonia.

A implantação do sistema faz parte de um projeto de redução de custos. Um estudo da Secretaria de Informática, juntamente com a Secretaria de Finanças concluiu que o sistema VoIP tem viabilidade técnica e financeira.

Inicialmente as comarcas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Jardim, Naviraí, Miranda, Caarapó, Paranaíba, Coxim, Nova Andradina e Aquidauana serão interligadas pelo sistema VoIP, depois, ao longo do tempo, a rede será estendida para as outras comarcas.

Para facilitar o entendimento do que é o VoIP, dá para ilustrar que seria como se estas comarcas estivessem ligadas por uma grande rede de comunicação interna. Ao pegar o telefone para ligar para um número interurbano o servidor digitará um código, assim como é o “zero” para liberar a linha e em seguida liga o número normal.

As ligações serão apenas entre os fóruns relacionados e o Tribunal de Justiça, não é possível ligar para outro lugar que não seja interno ao Poder Judiciário. As ligações interurbanas para outros locais alheios ao judiciário ou para celular continuarão da mesma forma como são hoje.

O sistema deve entrar em funcionamento no próximo mês. Depende ainda de alterações realizadas pela BrasilTelecom no link de comunicação de dados do TJ, que vai passar de xDSL para Vetor. De acordo com Marcus Paraguassu, diretor do Departamento de Infra-Estrutura e Tecnologia (DIET), essa questão técnica de configuração é necessária para que se tenha condições de dividir o tráfego de informações na rede. O VoIP trabalha na mesma linha em que roda o SAJ e a Internet.

Com a tecnologia Vetor, é possível separar, num mesmo canal o que é SAJ, Internet e VoIP. Seria mais ou menos assim: de 512 mega bits de capacidade informação seriam extraídas frações para atender cada uma das situações. Assim não haverá prejuízos nos acesso ao SAJ, nem à Internet. Estourada a capacidade do VoIP, o telefone vai dar sinal de ocupado, não misturando estações.

Cada comarca será atendida por uma capacidade específica. Campo Grande terá 12 canais, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã terão, cada um, quatro canais e as outras comarcas interligadas terão dois canais. O restante das comarcas ainda não farão parte do projeto, considerando que o volume de ligações é irrisória aos custos fixos do VoIP, sendo inviável a implantação. A divisão da capacidade de cada canal, ainda está sendo estudada pelo DIET, priorizando sempre o tráfego de informações do SAJ.

Depois de instalado o sistema, os servidores receberão treinamento ou manual de utilização. Fisicamente nada vai mudar, os telefones continuam os mesmos, a diferença estará nos aparelhos instalados na central de comunicação no prédio do Tribunal de Justiça e nas comarcas.

Marcus lembra que além dos custos, o sistema pode melhorar a comunicação entre os fóruns, pois não fará diferença a quantidade de ligações entre uma comarca e outra. A diferença é que a comunicação estará sendo viabilizada pelo uso de rede de comunicação por voz via internet, usando tecnologia e estrutura já existente.


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Empresas buscam eficiência e inovação no ano

Segundo a IDC, os investimentos em TI vão a US$ 18,5 bilhões este ano, maiores em 14,5%. O total movimentado por TI no Brasil deve crescer 14,5% este ano, o que levaria a um mercado de cerca de US$ 18,5 bilhões, segundo previsão preliminar da consultoria IDC.

Já refeitas dos sustos do estouro da bolha de investimentos na internet e sua seguinte contenção de gastos, as áreas responsáveis pela gestão de TI das empresas brasileiras entram em 2007 com dois objetivos principais: ganhos de eficiência e busca pela inovação nos negócios. É uma evolução em relação a anos difíceis como os de 2001 a 2003, quando as empresas voltaram-se quase exclusivamente ao corte de custos, e mesmo em 2004 e 2005, com a necessidade de modernizar muitas tecnologias após período de pouco investimentos, avalia o diretor de pesquisas da IDC, Mauro Peres.

Dentro do primeiro objetivo, muitas devem finalizar planos de governança em TI, assunto que ficou mais no comentário durante os últimos dois anos. "Poucas empresas têm gestão formal de TI", diz. E, segundo Peres, entre as tecnologias voltadas para eficiência devem se destacar projetos de voz pela internet (VoIP), consolidação de servidores - de forma a utilizar menos máquinas para fazer as mesmas ações - e atualização de sistema de gestão (ERP). "As empresas ainda têm de investir para economizar", comenta.

Ao mesmo tempo em que estruturam a governança em TI, as empresas percebem a necessidade de criar novas oportunidades de negócios por meio da tecnologia. "Voltam a pensar em TI como diferencial. O que mais se fala hoje é em inovação, por meio de mobilidade e sistema de gestão de relacionamento com o cliente, analítico, por exemplo."

Com um dos maiores investimentos em TI da América Latina, a Petrobras pretende gastar menos em relação ao seu faturamento (0,7%), mesmo que os gastos com TI subam. Segundo o gerente executivo de TI, Washington Salles, um dos mais importantes projetos será a atualizar o sistema de gestão, da SAP, por período de 6 a 8 meses.

"Antes de pensar em inovações vamos continuar o investimento no centro de integração de negócios, que unificará em um só local toda a infra-estrutura da empresa", conta. Com isso, ele espera modernizar ao mesmo tempo que, por meio de projetos de consolidação, faz economias. "Apenas um terço do nosso orçamento de TI vai para novos investimentos. Muito é direcionado a custos de gerenciamento, com pessoal e tributos. É característico na Petrobras rever o orçamento", diz. "Se o petróleo continuar em tendência de baixa, os gastos serão revistos."

A consolidação de servidores já foi feita pela CSN no ano passado. Cerca de 90 servidores antigos foram reduzidos a oito. A estratégia permitiu uma redução de custos de 15%. O orçamento de TI em 2007 não foi aprovado ainda, mas a tendência é de ampliar os recursos em relação ao ano passado.

O acidente com o alto-forno 3 no início de 2006 limitou investimentos e projetos de TI ficaram para este ano. A companhia gasta cerca de R$ 90 milhões anuais com TI, sendo que, do total, mais de R$ 50 milhões, em novos projetos.

Está nos planos do grupo para 2007 a expansão do uso do software de gestão empresarial, fornecido pela SAP e já usado pela CSN, GalvaSud e Inal, a outras empresas controladas do grupo. "Se for aprovado, o projeto consumirá grande parte dos recursos", diz o diretor de TI da CSN, Marcos Pelaez, acrescentando que também em software a empresa pretende buscar um sistema de análise de dados (BI), além de implantar plataformas para acompanhar em tempo real o que acontece nos alto-fornos.

Outro grande projeto é a atualização das redes local (LAN) e remota (WAN) do grupo, envolvendo 10 mil pontos entre 15 a 20 sites. O processo para escolha dos fornecedores já está em andamento com seis empresas na disputa pelo contrato. "A atualização da rede visa novas tecnologias. Estamos pensando em convergência (dados e voz)."

Com cerca de 2% da receita líquida em investimentos em TI e 140 novos projetos na área ao ano, a GM Brasil também planeja investir em infra-estrutura. Como a montadora concentra no País as atividades globais de engenharia e design de carros, a operação local precisará dobrar a capacidade de armazenamento e processamento de dados na área, além de adquirir computadores de mesa e softwares específicos para desenho de veículos, prevê o diretor Cláudio Martins.
Hoje são 60 servidores para 900 engenheiros de design, sendo que 300 foram contratados no ano passado. E a previsão da GM é empregar mais 200 profissionais em 2007 na área.
Também estão nos planos o uso maior de tecnologias de Voz sobre IP (VoIP) e identificação por radiofreqüência (RFID) para novas áreas. As etiquetas inteligentes, já usadas na unidade de São Caetano para a identificação das cores dos carros na hora da montagem do veículos, podem ser aplicadas em novos projetos em outras fábricas, diz Martins.

No caso de VoIP, que hoje interliga as unidades da empresa globalmente, o objetivo é integrar as 500 concessionárias do grupo até o fim do ano. Em 2007, 15 mil usuários dessas concessionárias também passam a contar com um "sistema de garantias" - software para gerenciar as informações fornecidas pelos usuários da marca.kicker: São dois os objetivos principais: ganhos de eficiência e busca pela inovação nos negócios. É uma evolução em relação ao passado.

kicker2: A CSN investe cerca de R$ 90 milhões anuais em TI, sendo que R$ 50 milhões desse total têm foco em novos projetos da companhia.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 1)(Carlos Eduardo Valim e Ana Carolina Saito)