sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

O uso de headsets em ambientes com telefonia VoIP

A infra-estrutura da comunicação empresarial abrange vários componentes que formam as camadas de rede, aplicativo, dispositivo e headset. Juntos, eles moldam um sistema que, quando projetado de forma adequada, permite um bom desempenho dos aplicativos de voz. Por outro lado, o comprometimento de qualquer um desses componentes causará um impacto negativo na performance total do sistema. Por exemplo, se a rede não tiver sido totalmente atualizada para assegurar QoS do tráfego de voz, ou se um aplicativo de telefonia IP estiver sendo executado em um PC sobrecarregado com outros mais exigentes, o desempenho do usuário ficará comprometido.
Os headsets estão desempenhando um papel cada vez mais global e vital nas empresas, permitindo mais do que simplesmente computação com função viva-voz. Mais do que convenientes, os headsets facilitam a comunicação colaborativa, causando grande impacto na percepção do usuário de VoIP ( Voice-over-Internet Protocol) em relação à qualidade de áudio em um sistema VoIP. A avaliação e a seleção do headset apropriado como parte integrante da implementação do sistema na empresa permite definir uma solução completa e otimizada para as demandas do negócio, seja ele móvel ou realizado na própria mesa de trabalho.
Com o lançamento no mercado da próxima geração de aplicativos de colaboração por empresas como IBM, Microsoft, Cisco, Avaya e outras, cada vez está sendo mais importante permanecer conectado ao resto da organização. O headset sem fio, totalmente integrado a essa próxima geração de aplicativos, está criando uma força de trabalho conectada em tempo real.
Os headsets liberam os usuários na comunicação simultânea sem precisarem ficar presos às mesas de trabalho, inclusive dentro do escritório. Por manterem a conexão (sem fio), eles permitem que os funcionários permaneçam vinculados aos seus aplicativos de comunicação residentes em plataformas de comunicação fixa e móvel, como telefones de mesa, PCs e dispositivos móveis.
A escolha de um headset adequado é capaz de melhorar o desempenho de VoIP até mesmo quando a rede ou outros componentes do sistema não apresentam um desempenho ideal.
O headset representa o último trajeto da jornada. Além de ser mais pessoal, ele também é um componente impactante no desempenho do usuário em relação ao performance do sistema como um todo.
Portanto, é importante que o headset seja parte integrante do design de infra‑estrutura da comunicação IP. O uso de headsets com qualidade empresarial permite que a inteligência desenvolvida no headset compense vários fatores de rede e ambiente, quando necessário, e também ofereça suporte a aplicativos e dispositivos necessários para a comunicação em tempo real.
Vale observar que várias empresas gastam milhões de dólares por ano com headsets sem sequer se darem conta disso. Os headsets representam um importante investimento de capital.
O VoIP não é “puramente uma outra aplicação na rede de dados”. Ele traz novos recursos para atender às expectativas preestabelecidas do usuário em relação ao desempenho de um sistema telefônico. O headset certo pode, entretanto, ajudar a minimizar conflitos no som da rede: eco, latência, distorção, artefatos, falta de correspondência entre banda estreita/ banda larga.
O que acontece quando você usa um headset não recomendado ou que não é compatível? Os headsets recomendados consistem na melhor seleção de headsets criada –- tanto em termos de alta qualidade para uso geral quanto em relação a critérios específicos de VoIP. Quando compatíveis garantem uma excelente qualidade da comunicação em diversos tipos de ambientes e, provavelmente também produzirão bons resultados. Quando não, o risco será um pouco maior.


Vera Thomaz,

Territory Manager Plantronics

Sobre a Plantronics: www.plantronics.com
A Plantronics, líder mundial na fabricação e comercialização de headsets está há 44 anos no mercado, sediada na Califórnia (EUA), com escritórios em 20 países.
Foi a primeira a fabricar headsets e estava presente na transmissão da histórica frase “Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”, quando o homem pisou na lua pela primeira vez, em 1969.
A empresa produz headsets com a mais avançada tecnologia, com ou sem fio, inclusive bluetooth. Os produtos da Plantronics têm as mais diversas aplicações, com celulares, computadores e games e para uso em escritórios ou em casa.
A excelente qualidade de áudio dos headsets Plantronics está associada aos conceitos de “Sound Innovation”- inovação do som e “enriching life through sound” – enriquecendo a vida através do som, que seguem a marca em todo o mundo, além do conforto e design inovador, fazendo com que a mesma alcance 80% do mercado mundial de headsets.
São Paulo, 15 de fevereiro de 2007.

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O uso de headsets em ambientes com telefonia VoIP

Atento inaugura call center em SP que vai gerar 6 mil empregos

São Paulo - Central é a maior da companhia em todo o mundo e será inaugurada com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Atento, companhia de call center do grupo Telefônica, inaugura hoje na capital paulista aquela que será a maior central da companhia nos 13 países em que a Atento tem operações.

Fruto de um investimento de 60 milhões de reais, a central vai gerar 6 mil novos empregos e será instalada na zona leste da capital.

A inauguração terá, inclusive, a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes do grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente, e da Atento, Agnaldo Calbucci.

Em janeiro deste ano, o presidente mundial da Telefônica, César Alierta, anunciou ao presidente da República a decisão de investir 15 bilhões de reais no País nos próximos quatro anos.

O grupo espanhol iniciou suas atividades no Brasil após a privatização das telecomunicações , no final da década de 90, quando passou a controlar a Telesp, operadora de telefonia fixa do estado de São Paulo.

Hoje a companhia também é sócia de 50% da Vivo e de 100% da Atento e do provedor Terra. Até hoje, o grupo espanhol já aplicou cerca de 29 bilhões de reais no País.


Fonte: IDG Now


Atento inaugura call center em SP que vai gerar 6 mil empregos

Pequenas e médias empresas investem em VoIP

Em busca de redução de custos na comunicação as empresas brasileiras têm buscado a tecnologia de Voz por IP (VoIP) como alternativa à telefonia convencional. A novidade é que agora as pequenas e médias empresas também investem em VoIP, a exemplo das grandes corporações.

De acordo com o diretor de vendas SMB (da sigla em inglês Small and Médium Business) da Cisco Systems Marcelo Menta em entrevista à imprensa, “cerca de 70% de nossas vendas para este segmento de mercado são de centrais de telefonia PABX-IP e sistema sem fio”.

Segundo o diretor da operadora VoIP VipVox Bruno Zammataro, 95% dos clientes VoIP são pequenas e médias empresas, com elevado gasto de DDD ou DDI. Zammataro explica que apesar de pequenas, as empresas procuram por tecnologia de ponta. “Estas empresas têm menos burocracia que uma grande corporação e decidem-se mais rapidamente pela implementação do VoIP para redução de gasto com telefonia”, explica o diretor da VipVox.

O assistente administrativo Carlos Manoel da Silva explica que na Teletel, pequena empresa no ramo de Call Center, o gasto com DDD e DDI era de R$25 mil mensais e desde a implementação do VoIP, em maio de 2006, o gasto com telefone não ultrapassa os R$7 mil mensais.

O diretor da Teleco Huber Bernal Filho acredita que “o VoIP chegou para ficar, possivelmente em cinco anos teremos mais uso de VoIP do que de telefonia fixa”. Para o consultor sênior de telecom da IDC Brasil Brendan Conroy o uso do VoIP deve crescer cerca de 13% ainda este ano e atingir 75% das grandes corporações.


Fonte: Escritório de Comunicação


Pequenas e médias empresas investem em VoIP

VoIP e sistemas domésticos de segurança incompatíveis

Existe um boato de que serviços VoIP podem fazer com que seu sistema doméstico de alarme pare de funcionar, ou o leve a ter falhas críticas. Já existem dezenas de relatos de usuários VoIP do Canadá e Estados Unidos, e os números vêm aumentando.

A situação não é tida como uma grande surpresa porque o VoIP tem histórico de problemas com serviços, como por exemplo o 911 (o 190 -emergência- dos EUA).

De acordo com a empresa Allied Fire & Security aqui estão alguns dos motivos pelos quais VoIP e sistemas domésticos de segurança são incompatíveis:

* O sistema VoIP requer energia contínua, ou seja, se acabar a energia por qualquer motivo, você não poderá usar o telefone, e mais importante, o sistema de segurança da sua casa não vai enviar o sinal de alarme para o seu centro de monitoramento.

* Mudanças de software do sistema de alarme pode simplesmente inutilizar o recurso.

* O VoIP não oferece a mesma qualidade de serviço que a telefonia comum, existem uma série de problemas como conectividade, segurança, acesso de emergência, etc.

* Muitas conexões VoIP não lidam corretamente com máquinas de fax, sistemas TiVO, decodificadores de televisão via satélite e até fax modems convencionais. Estes sistemas dependem do sistema padrão de telefonia para alguns ou todos os seus recursos.

Por enquanto não existe nada muito concreto a ser feito, algumas empresas oferecem como alternativa um telefone celular ou uma segunda linha de telefone (está de telefonia comum), mas de qualquer forma a boa e velha linha de telefone parece a alternativa mais sólida no momento.

Fonte: Network World


VoIP e sistemas domésticos de segurança incompatíveis

Provedora reduz gastos com ligações

A Softtek, empresa de serviços de TI com a melhor cobertura regional da América Latina e provedora líder em serviços para a América do Norte pelo modelo Near Shore, conseguiu reduzir em 69% os gastos mensais com ligações DDD e DDI. A economia foi obtida com a adoção da telefonia IP (via internet) da Tellfree.

“Tínhamos um custo mensal muito alto com ligações DDD e DDI. Com a implementação da telefonia IP, o custo caiu sensivelmente. Obtivemos uma economia mensal de 69%. O ROI deste projeto foi de apenas dois meses. Baixar custos com telefonia foi a principal motivação para a adoção do VoIP pela Softtek”, afirmou Marialvo Márcio Matos, gerente de TI da empresa.

Marialvo contou que, hoje, todos os aparelhos (ramais) da empresa em São Paulo, no Rio e em São Leopoldo fazem ligações DDD e DDI via internet , sendo que estas ligações são tarifadas pela Tellfree.

As ligações custam R$ 0,13 (13 centavos) o minuto para as localidades já cobertas pela operadora -já são mais de 160 em todo o país- e R$ 0,25 (25 centavos) para as demais (ligações para telefones fixos).

“A principal vantagem da telefonia IP é a economia que ela proporciona, principalmente nas ligações nacionais e internacionais. Este sistema é indicado para pequenas, médias e grandes empresas, principalmente no panorama atual, com o dólar perdendo força e o custo dos equipamentos em queda. Quanto maior o número de ramais ou ligações DDD e DDI de uma empresa, maior a economia obtida por ela com a telefonia IP”, atestou Marialvo.

Cobertura regional

Com cerca de 4.000 colaboradores em mais de dez países, a Softtek é a empresa privada de serviços de TI com a melhor cobertura regional na América Latina e a provedora líder em serviços para a América do Norte pelo modelo Near Shore.

Criadora deste conceito, a empresa atende a companhias globais a partir de sete GDCs (Centro Global de Desenvolvimento) situados no México, Brasil e Espa-nha. Há 25 anos a Softtek atende a clientes corporativos nos mercados onde opera.

Estrutura tecnológica

Presente em mais de 150 cidades, a Tellfree vem investindo na ampliação de sua estrutura tecnológica a fim de oferecer tarifas super reduzidas a um número cada vez maior de cidades e de clientes.
Para as localidades já cobertas pela operadora, as ligações custam R$ 0,13 o minuto, independente do horário da ligação. Já o custo da ligação para as demais localidades é de R$ 0,25 o minuto (números fixos), e entre os usuários da operadora a ligação é gratuita. Empresas com filiais, sucursais, representações ou franquias em outras cidades e que gastam muito com ligações de longa distância estão entre as mais beneficiadas pelo uso da telefonia IP, uma vez que a redução da conta de telefone pode chegar a 80%.

A Tellfree é a única operadora de telefonia IP do país com uma plataforma totalmente instalada em território nacional. Este diferencial propicia melhor qualidade de voz (o que depende também da qualidade da banda larga utilizada); maior rapidez para completar as ligações; menos atraso na própria voz (o que melhora a conversa, porque o usuário não tem que ficar esperando a resposta do outro, pois quando a plataforma está em outro país, só vem depois de alguns segundos); e menos quedas nas
ligações.

"Como a nossa estrutura está toda aqui no país, temos mais condições de evitar eventuais problemas. E quando eles acontecem, também podemos resolvê-los mais rapidamente", concluiu Daniel.


Fonte: Jornal do Commercio

Provedora reduz gastos com ligações