sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Entenda a telefonia IP

1 - O usuário se conecta a um provedor de banda larga . Para fazer a ligação, ele pode usar um programa no computador (devidamente equipado com microfone e alto-falantes), um telefone IP ou um aparelho comum (nesse último caso, ele vai precisar de um equipamento chamado ATA, para fazer a conversão do sinal analógico para o digital)

2 - Um programa faz a simulação da chamada, inclusive emitindo o sinal de linha

3 - O usuário digita o número desejado. O programa recebe os números e procura a identificação. Eles podem ser de um telefone real, ligado a alguma operadora de telefonia (com a qual o programa de VoIP pode se comunicar), ou o código usado por outro usuário de telefonia IP.

4 - Feita a identificação, o telefone do outro usuário (virtual ou real) toca e ele atende

5 - A conexão é estabelecida e a voz passa pela Internet, caso o destino seja outro telefone IP, ou pela Internet e a operadora de telefonia, caso seja um número real. Eventuais problemas de excessivo tráfego na rede (se a conexão for compartilhada e outros usuários estiverem baixando programas, por exemplo) podem interferir na velocidade da transmissão, causando atraso (delay) ou perda de informação

6 - Ao final da ligação, o programa é informado e se encarrega de encerrar a conexão entre os dois pontos.


Fonte: O Povo


VoIPCenter

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