terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Telefonia IP e comunicação móvel beneficiam mercado de audioconferência

Estudo feito pela consultoria Frost & Sullivan aponta que as empresas latino-americanas estão buscando cada vez mais os serviços de audioconferência, principalmente como uma alternativa mais barata às viagens de negócios. Esse mercado, segundo a consultoria, tem sido amplamente favorecido pelo avanço da telefonia IP e da comunicação móvel.

Nos próximos 4 anos, as receitas com esse tipo de serviço devem aumentar quase 10% ao ano, chegando a US$ 27,1 milhões. Em 2005, o montante gerado foi de US$ 15,8 milhões, de acordo com a consultoria.

Basicamente dois tipos de prestadores oferecem o serviço: as operadoras de telefonia fixa e companhias que alugam linhas das operadoras, cujos clientes são, em sua maioria, empresas multinacionais com grande dispersão geográfica dos escritórios.

O Brasil é responsável por quase 65% de toda receita gerada com audioconferência na América Latina. Plataformas modernas que suportam redes IP e uma cultura mais aberta ao uso do serviço garantem a liderança ao País. O México ocupa a segunda posição em termos de receita gerada.

Apesar das boas perspectivas, a Frost & Sullivan considera que este mercado ainda se encontra em estágio inicial. Segundo Kristin Crispin, líder de pesquisa da consultoria, mesmo existindo há anos, o serviço de audioconferência ainda não tem uma penetração massiva em todo território latino-americano.

Outro problema que impede o crescimento é a falta de interesse das prestadoras de serviço em fazer publicidade , aponta Victor Casiano, analista de pesquisa da Frost& Sullivam. A baixa demanda de IP-PBX com capacidade para conferências também contribui para retardar o crescimento.


Fonte: Decision Report


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