terça-feira, 29 de maio de 2007

Como o VoIP pode melhorar sua empresa

As empresas brasileiras podem se beneficiar bastante das tecnologias de voz sobre IP. É preciso largura de banda, equipamentos adequados e suporte de fornecedores idôneos.

Por Billy Souto Maior

Mesmo os viajantes assíduos ainda sentem um frio na espinha ao embarcar em novos vôos. A analogia se aplica perfeitamente à tecnologia de voz sobre IP (VoIP), assunto cada vez mais discutido no Brasil. Por estarmos em um mercado bastante tradicional de telecomunicações, muitas empresas não sabem ao certo até que ponto vale a pena mudar toda a estrutura para embarcar neste vôo.

É mais econômico? Quanto vamos economizar durante um ano? Vai ter qualidade na comunicação? São algumas das principais dúvidas das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Não importa o ramo ou a experiência de mercado, no fundo todas querem saber se a migração para VoIP vai trazer benefícios – sobretudo ligados à área financeira.

Antes de responder, temos que desmistificar o VoIP. Nada mais é do que um serviço de telefonia pela internet , hoje já bem comum e utilizado por 43% das empresas mundiais, de acordo com uma recente pesquisa conduzida com 1,5 mil profissionais de 45 países. O resultado se traduz em incremento de 152% em relação aos dados coletados em 2002, quando apenas 17% das empresas pesquisadas adotavam a solução.

Não se trata apenas de vantagens econômicas, embora a grande maioria das empresas considere os cifrões requisitos básicos. O VoIP, em comparação com a telefonia convencional, utiliza a comutação por pacotes, via internet, e não por circuitos, o que a torna mais inteligente no aproveitamento dos recursos existentes, maximizando os canais anteriormente usados apenas para dados. Em outras palavras, você pode ter diferentes interconexões com operadoras de várias partes do planeta, sem a necessidade de estar fisicamente conectado a elas. Cria-se um leque bem maior de opções.
Preço não é tudo

Preço é importante, porém, é preciso saber como implementar o sistema nas empresas para não haver problemas futuros. É fundamental ter links com largura de banda suficiente (e disponível), além de equipamentos adequados, bem como o suporte de empresas idôneas. Há no mercado, hoje, uma série de empresas que, embora possuam licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), e muitas outras nem isso possuem, não entregam o serviço com qualidade. O motivo é simples: utilizam companhias no exterior.

Em casos assim, o cliente precisa comprar créditos com cartão internacional, não garantindo suporte e nenhuma qualidade. Outras ainda baixam programas da internet, se aproveitando da inexperiência dos gestores e dos próprios clientes.

Outro ponto a ser destacado é a cultura da equipe, que precisa ser conscientizada sobre a melhoria e, obviamente, dos resultados que o VoIP pode trazer.

Sem dúvida, as empresas devem banir o medo da tecnologia VoIP, que possibilita uma comunicação eficiente a baixo custo, em um mundo que, a cada dia, necessita de respostas mais rápidas e diferencial competitivo. Por isso, empresas brasileiras, bem-vindas ao mundo VoIP.



English version:

The Brazilian companies can be benefited sufficiently of the voice technologies on IP. It is necessary width of band, adequate equipment and support of idoneous suppliers.

For Billy Souto Maior

Exactly the assíduos travellers still feel a cold in the spine when embarking in new flights. The analogy if applies perfectly to the voice technology on IP (VoIP), subject each argued time more in Brazil. For being in a sufficiently traditional market of telecommunications, many companies they do not know to the certain until point valley the penalty to change all the structure to embark in this flight.

He is more economic? How much we go to save during one year? Vai to have quality in the communication? They are some of the main doubts of the companies, are they of small, average or great transport. It does not import the branch or the experience of market, in deep the all want to know if the migration for VoIP goes to bring benefits - over all on to the financial area.

Before answering, we have that to demystify the VoIP. Nothing more it is of what a service of telephony for the Internet, today already common good and used by 43% of the world-wide companies, in accordance with one recent research lead with 1,5 a thousand professionals of 45 countries. The result if translates increment of 152% in relation to the data collected in 2002, when only 17% of the searched companies adopted the solution.

One is not only about economic advantages, even so the great majority of the companies considers basic the requisite currency symbols. The VoIP, in comparison with the conventional telephony, uses the commutation for packages, it saw Internet, and not for circuits, what it becomes it more intelligent in the exploitation of the existing resources, maximizing the previously used canals only for data. In other words, you it can have different interconnections with operators of some parts of the planet, without the necessity to be physically connected they. A well bigger fan of options is created.
Price is not everything

Price is important, however, she is necessary to know as to implement the system in the companies not to have future problems. It is basic to have links with width of band enough (and available), beyond adjusted equipment, as well as the support of idoneous companies. It has in the market, today, a series of companies who, even so possess license SCM (Multimedia Service of Communication), and many others nor this possess, do not deliver the service with quality. The reason is simple: they use company in the exterior.

In cases thus, the necessary customer to buy credits with international card, not guaranteeing support and no quality. Others still lower programs of the Internet, if using to advantage of the inexperiência of the managers and the proper customers.

Another point to be detached is the culture of the team, that it needs to be acquired knowledge on the improvement and, obviously, of the results that the VoIP can bring.

Without a doubt, the companies must banish the fear of the VoIP technology, that makes possible an efficient communication the low cost, in a world that, to each day, needs faster answers and distinguishing competitive. Therefore, Brazilian, welcome companies to the VoIP world.



Como o VoIP pode melhorar sua empresa

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